BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















terça-feira, 28 de agosto de 2012

TORTA DE ESCAROLA

Quando resolvi começar este blog, minha intenção era postar aqui apenas as receitas de uma vasta coleção que fui reunindo ao correr do tempo, além de antigas receitas de família, daquelas que atravessam gerações, e que as matronas mesquinhas e mal-amadas (não deve haver outra explicação...kkkk) gostam de guardar a sete chaves...
Acontece que, como sou muito curiosa e adoooro descobrir coisas novas e ir lá conferir  rsrs, tenho encontrado receitas deliciosas na Internet. Esta torta de escarola é um exemplo (foi o meu almoço de hoje).
Considerando ter que dar cabo, sozinha, de um pé quase inteiro de escarola refogada (as folhinhas mais tenras eu já havia comido cruas, em forma de salada), fui em busca de algo diferente. Entre as várias opções, resolvi experimentar esta, e não me arrependi. Encontrei-a no blog Testado, Provado e Aprovado
  http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br/2011/01/torta-de-escarola.html# - o  que, aliás, foi exatamente o que eu fiz!

Massa:
Ingredientes:
100g de manteiga
1 ovo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo comum
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:
Num processador,bata todos os ingredientes, até virar uma bola de massa.
Forre o fundo e as laterais de uma forma de torta ou refratário, cubra e leve à geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo ralado (qualquer tipo de queijo serve)
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola
2 cenouras (não muito grandes) raladas no ralo grosso
1 pé de escarola
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e doure a cebola.
Junte as cenouras e refogue por mais 1 minuto. Corte a escarola e junte ao refogado.
Misture bem, deixe refogar mais um minutinho e  retire do fogo.
Transfira para um prato e deixe esfriar.
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o queijo, o amido, o sal e a pimenta.
Adicione essa mistura ao refogado reservado e frio.
Ponha a mistura por cima da massa reservada e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 30 a 40 minutos, até que o centro esteja firme e a massa corada.

DICAS DO FRUGAL:
1.Na massa, usei 1colher (chá) de fermento em pó.
2.Como não tinha cenoura em casa, fiz o recheio apenas com a escarola, e ficou ótimo.
3.Usei queijo parmesão e, de quebra, coloquei uma fatia de muçarela picadinha, que estava perdida na geladeira.
4. Junto com a cebola, pus também um punhadinho de pot-pourri de temperos, tipo chimichurri - não vivo sem esses temperinhos...

5. Deixei esfriar a escarola na panela mesmo... Pra que sujar tanto prato? kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário