![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsmMLrE2Bz7-AHb-GF5FNCx9jX2Hs8cB-MuduHADZHtH2RFJJ8_e2YkvhDhmzzfusxTGOLQsVpynqvyQdX6cs4PZvf4BcmVCifsdL56_Q2n02UGcYz-f_jr7AaoYty5iNxZUVGVr-MJYo/s400/P%25C3%2583O-DE-MEL+007.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxhvhy9fVg5tm8YlZI2x4wPtyinqBFQ2EK0oSA90IUecM51iHTW14-THXVeSxxoLvrOsFeFbiatmDgxQMw6B_FtSY9DbCIjaTLtTWGrTs-X2mxpO8vicpJGaxSac0E0pBzm4Aap71KIkc/s400/P%25C3%2583O-DE-MEL+004.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQAfVFNgSYNLHnqiSbUqM_Ma-O7UavRitqWdzrN_ThUGhc6eV4Kt1nlq3IyTJzdCRapAUHbgxIwJMim1Umd1bIYwB7ai0xgvrVg609nXasf1C-OR_uo3fUnSppQRhgvuWB3bUvOknOLu0/s400/P%25C3%2583O-DE-MEL+002.jpg)
Mel... adoro mel! Mel de flor-de-laranjeira, mel silvestre, olhos cor-de-mel (esses são lindos!!!), pão-de-mel...
Comecei a fazer pão-de-mel há muito tempo, quando eles ainda não tinham virado modismo e não eram tão populares. A receita, que tem me acompanhado durante esses anos todos, eu obtive numa revista que trazia receitas variadas para a Páscoa, inclusive receitas de ovos e bombons. Vinha intitulada como "Pão-de-mel da Conceição". Já se passaram mais de vinte anos... Pelo direito de usucapião, acho que posso renomeá-la como "Pão-de-mel da Cláudia" (rsrs). Já experimentei outras receitas, mas esta é imbatível - a menina-de-meus-olhos!
PÃO-DE-MEL
MASSA
2 xícaras de mel
5 colheres (sopa) rasas de manteiga
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de cravo moído
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de café solúvel
1 xícara de leite morno
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 cálice de conhaque
1/2 xícara de cerveja
7 xícaras de farinha de trigo
RECHEIO
Massa de brigadeiro, doce de leite, doce de coco, geléia de damasco etc.
COBERTURA
Chocolate ao leite fundido.
MODO DE FAZER
Bata o mel com a manteiga até obter um creme fino.
Adicione o açúcar, a canela, o cravo, o café solúvel, o bicarbonato, o leite morno, o conhaque e a cerveja. Continue batendo até incorporar todos os ingredientes.
Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com uma colher de pau.
Bata vigorosamente a massa com a colher, até que comecem a se formar bolhas de ar.
Leve a massa à geladeira por pelo menos três horas, para que resfrie e ganhe consistência.
Abra a massa com as mãos numa assadeira untada e enfarinhada (ou coloque em forminhas com o auxílio de duas colherinhas) e leve para assar em forno moderado preaquecido, até que, enfiando um palito, este saia limpo (eu já não faço mais isso; no meu forno,a 1ª fornada fica pronta exatamente em meia-hora; a 2ª assa nuns 25 minutos, mais ou menos - precisa ficar de olho para não queimar - mas vc. percebe logo qdo. está assado, por causa do cheirinho delicioso que se espalha...).
Deixe esfriar,desenforme e coloque o recheio desejado.
Corte em quadrados de aproximadamente 7cm, caso tenha assado em tabuleiro. Passe os pães-de-mel pelo banho de chocolate fundido.
Se desejar, enriqueça a massa com nozes ou castanhas-do-Pará moídas.
Prazo de validade: 7 dias.
MINHAS DICAS:
1.Utilizo 1 xícara de cerveja, ao invés de 1/2 xícara, como manda a receita original: fica mais fofinho.
2.Pra untar a forma, passei a utilizar Untaforma, à venda em lojas de produtos para confeitaria e panificação: é mais prático, porque tem a consistência de um hidratante NIVEA e pode ser aplicado com pincel: além de não sujar as mãos na hora de untar, é mais fácil de soltar o pão-de-mel assado da forma.
3.Para dar o banho de chocolate, passei a utilizar chocolate fracionado, que não é horrível como o hidrogenado, mas também dispensa o choque térmico do chocolate tradicional.
4.Utilizo o chocolate ao leite e também o meio-amargo, que acho uma delícia.