BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou... digamos... aprendiz de vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Eu continuo ingerindo ovos e laticínios prazerosamente e sem culpa.
Às vezes, ainda tropeço e caio de boca numa torta de atum, numa tainha assada recheada com farofa ou num strogonoff de frango... Mas é raro...
Assim, quem pretende encontrar neste blog uma boa receita de rosbife, leitão à pururuca, carré de cordeiro, vaca atolada, escondidinho de carne-seca etc., perdoe-me, mas será uma busca infrutífera! Fora isso, sejam todos bem-vindos!







sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TORTA DE ESPINAFRE E RICOTA

Adoro espinafre com ricota! Vira e mexe, uso como recheio de panquecas ou  de omelete, ou então misturado a uma boa massa, como penne, por exemplo. Mas eu queria algo diferente para o meu espinafre com ricota! Pesquisando, encontrei esta receita no site da revista CARAS. É sofisticada, como tudo na revista, mas facílima de fazer!A receita original utiliza  massa phyllo, mas o que eu tinha em casa era massa folhada para pastéis de forno, da marca Pavioli,  e foi essa que utilizei. Aliás, nunca deixo faltar na minha geladeira essa massa que, além de deliciosa, é um grande quebra-galho: dá para fazer pastéis assados folhados salgados e doces.Banana com canela ou maçã com canela e passas são recheios que sempre constam do meu cardápio de sobremesas.
Voltando à receita, o resultado é mais um folhado em várias camadas do que propriamente uma torta. Mas  é muuuuuito bom! Para Popeye nenhum botar defeito!
Transcrevo a receita tal como está no site:

Cozinhe espinafre sem água, tampado, até amaciar. Tire e aperte as folhas para sair excesso de líquido. Pique. Junte cebola refogada em 3 col. (sopa) de manteiga, ricota, aveia (reserve 2 col. de sopa), sal. Com 1 col. (sopa) de manteiga, unte assadeira (16x16 cm). Forre com 3 pedaços de massa pincelados com manteiga restante. Distribua metade do recheio. Cubra com três pedaços de massa. Junte sobra de recheio. Ponha massa restante e espalhe a aveia reservada. Asse a 180 graus. Sirva enfeitada com espinafre frito e tomate-cereja grelhado.

Para 4 pedaços: folhas de 2 maços médios de espinafre, 1 cebola média picada, 7 col. (sopa) de manteiga, 200g de ricota, 1 xíc. de aveia em flocos, 2 col.(chá) de sal, 9 pedaços de massa phyllo de 16x16 cm.


DICAS DO FRUGAL:
1.Como a massa folhada já é bem gordurosa, não pincelei a manteiga por cima;  aliás, usei Becel em vez de manteiga.
2. Para o meu paladar, a quantidade de sal indicada é excessiva. Coloquei menos.
3. Acrescentei pimenta-do-reino ao tempero do espinafre.

Um comentário:

  1. Bom dia, Claudia!!
    Deve ser uma delícia com esse recheio.
    Mas, se fizer aqui em casa serei uma mãe e esposa morta.rsrs Eles não gostam de verde.
    Um bom final de semana prá vc!!
    Bjs!!
    Márcia

    ResponderExcluir