BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou... digamos... aprendiz de vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Eu continuo ingerindo ovos e laticínios prazerosamente e sem culpa.
Às vezes, ainda tropeço e caio de boca numa torta de atum, numa tainha assada recheada com farofa ou num strogonoff de frango... Mas é raro...
Assim, quem pretende encontrar neste blog uma boa receita de rosbife, leitão à pururuca, carré de cordeiro, vaca atolada, escondidinho de carne-seca etc., perdoe-me, mas será uma busca infrutífera! Fora isso, sejam todos bem-vindos!







sábado, 5 de maio de 2012

BOLO DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR

A receita que estou postando hoje é de um bolo de chocolate simples e rápido, mas muito bom. A massa fica leve e fofinha. A receita não era (agora, é...rsrs) do meu acervo: encontrei-a no no blog Patchworkahólika  -  http://patchworkaholica.blogspot.com/   -  e resolvi experimentar, já que as receitas de bolo de chocolate que eu tinha eram mais elaboradas, com claras em neve e utilização de batedeira. E eu queria uma receita assim, vapt-vupt..., pois queria comer bolo, mas não estava a fim de ficar muito tempo na cozinha...
Fiz algumas modificações na receita original:
*substituí o chocolate em pó por cacau em pó
*utilizei 1 xícara de açúcar refinado e 1 xícara de açúcar mascavo
*utilizei 3 colheres (sopa) de margarina light (Becel) e 1 colher de sopa de óleo
*acrescentei 1 colher (chá) de pimenta síria (utilizada em pães e bolos)
*acrescentei uma dose generosa de conhaque....hehe...
 Como o açúcar mascavo adoça menos do que o refinado e o cacau em pó não é adoçado como o chocolate em pó, meu bolo ficou com um sabor que lembra o chocolate meio-amargo. Eu adoro! Quem é formiga de carteirinha talvez prefira utilizar só o açúcar refinado (só que é mais calórico...).

RECEITA (ORIGINAL):

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite morno
3 ovos
4 colheres (sopa) de margarina derretida
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma forma redonda, tipo cone, untada e enfarinhada. Asse por cerca de 40 minutos em forno médio preaquecido.

As dicas do Pantagruel:

Você pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima do bolo, depois de assado, ou fazer uma cobertura com calda de chocolate, como aquela utilizada sobre o bolo de cenoura - aqui:
http://frugalpantagruel.blogspot.com.br/2011/08/bolo-de-cenoura-de-liquidificador.html    
Bom fim-de-semana!




Um comentário:

  1. Olá, Claudia!!
    Deve ter ficado maravilhoso de bom com as modificações que fizestes!
    Gosto de açúcar mascavo,só uso chocolate em pó, e adoro bebida em bolo! Ficou perfeitooooo!!!!
    Uma semana maravilhosa prá vc!!
    Bjs!!
    Márcia

    ResponderExcluir