BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















terça-feira, 26 de junho de 2012

PÃO INTEGRAL

Adoro pão caseiro! O único inconveniente é que acabo comendo mais do que deveria! Não dá para resistir  à tentação recém-saída do forno, àquela fatia crocante por fora e macia por dentro, com aquela manteiguinha  derretendo (Becel, assim o estrago é menor...rsrs), e ao aroma que perfuma a casa inteira...
Então, vamos à receita:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo comum
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 tablete (15g) de fermento biológico fresco ou 1 envelope de fermento biológico seco
1 1/2xícara de água morna
1/2 xícara de óleo
farinha de trigo para polvilhar a superfície de trabalho.

Modo de preparo:
Numa tigela, misture os ingredientes secos. Se estiver usando o fermento biológico seco, misture-o agora, tomando cuidado para não colocá-lo em contato direto com o sal, a fim de não comprometer o seu poder de levedação.
Acrescente os outros ingredientes e mexa a massa com as mãos para unir os ingredientes.
Polvilhe farinha de trigo sobre a superfície de trabalho e transfira para aí a massa. Sove-a bastante, até sentir que a textura está mudando, ficando bem homogênea e macia.
Faça uma bola com a massa, ponha-a numa tigela (pode ser a mesma utilizada no início da preparação), cubra com filme plástico e depois com um pano de prato. Deixe-a descansar por uma hora. Ela vai dobrar de volume.
Unte com óleo  e enfarinhe uma forma grande de pão (ou duas pequenas). Coloque a massa na forma, cubra novamente com filme plástico e com o pano de prato e deixe descansar por mais uma hora para crescer de novo. Na metade desse tempo, acenda o forna para preaquecer.
Leve o pão ao forno médio por cerca de 30 minutos. Seu pão estará pronto quando a crosta ficar moreninha.

Espere esfriar um pouco para desenformar.

As dicas do Frugal:
Você pode misturar à massa, na fase dos ingredientes secos, sementes de linhaça ou de gergelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário