BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















segunda-feira, 30 de abril de 2012

PÃO COM FERMENTO QUÍMICO

Se existe algo realmente desanimador, para mim, é ter que sair numa tarde de frio e chuva, só para comprar pão! Principalmente, se essa tarde for uma segunda-feira, véspera de feriado, bem no meio de um fim-de-semana prolongado, quando tudo o que eu quero é ...  - quem te viu e quem te vê  (rsrs) - ficar em casa lendo, ouvindo música, fazendo minhas artes, assistindo ao NatGeo, C.S.I. e Law & Order na TV.!
Eis senão quando, descobri que só haviam restado duas míseras fatias de pão integral - se eu as comesse hoje, no lanche, teria duas opções: enfrentar esse tempinho horrorooooso em busca de pão ou comer bolacha no café da manhã (argh!).
O jeito foi partir para o Plano B: fazer meu próprio pão! Mas eu não tinha fermento biológico em casa, e não queria fazer pão-de-minuto.Pesquisei no Google  (meu pronto-socorro virtual) uma receita de pão feito com fermento em pó químico, e achei esta, no blog
http://artenacozinha.com/
É ótima, realmente! Na minha versão, substituí  por "kümmel" o orégano da massa, e fiz o recheio com um mix de requeijão, queijo-de-minas amassado e queijo parmesão ralado.
Não deu tempo de tirar uma foto do pão inteiro: não resisti e já fui provando antes!kkkkk
E como não poderia deixar de ser, um cafezinho preto para acompanhar!

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de margarina
1/2 xícara de leite
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (fermento químico para bolo)
1 gema para pincelar

Opções de recheio:

1. 2 tomates picados
   100g de muçarela ralada
   orégano a gosto

2. requeijão, queijo-de-minas amassado e queijo parmesão ralado, o quanto baste.

Preparo:
Misture em uma vasilha a farinha, o sal, o ovo, o óleo, a margarina, o leite e o fermento em pó, até que a massa fique uniforme e desgrude facilmente das mãos. Não sove a massa.
Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão até que fique bem esticada, mas não muito fina.
Espalhe o recheio sobre a superfície da massa aberta.
Enrole como um rocambole, dobre as pontas e coloque numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada.
Pincele com a gema diluída em um pouquinho de azeite e polvilhe queijo ralado.
Leve ao forno preaquecido a 180°, por cerca de 30 minutos.

As dicas do Frugal:

1.Forre com filme plástico a superfície onde for abrir a massa. Estenda a massa sobre o filme enfarinhado. Assim, ficará mais fácil de enrolar o rocambole, com a ajuda do próprio filme plástico.
2. As opções de recheio são infinitas: você pode dar asas à imaginação: cebola,provolone, ricota com espinafre, ricota com azeitonas, cenoura ralada com requeijão e passas...

Até o próximo post!
                                                                                                                                                                         





14 comentários:

  1. Olá... também estava com o 'problema' de só ter em casa o fermento químico e achei este post... Troquei a farinha de trigo pela integral, o óleo por azeite de oliva e o leite por leite de soja. Não pincelei com gema, nem coloquei o recheio e ficou muito bom... a massa ficou bem leve, mas meio 'esfarelentinha' por causa da farinha integral. Já comi três pedaços... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,

      Fico contente sabendo que vc. gostou da receita! O azeite de oliva deve ter dado um sabor especial ao pão...Fico imaginando, e dá água na boca...rsrs
      Bjs.!

      Excluir
  2. gosto muito de receitas, paço as tardes procurando receitinhas pra fazer pro meu maridão, vou fazer este pão, no momento não tenho fermento fresco,então resolvido o problema . depois de pronto deixo um comentário pra falar como ficou. bjkas

    ResponderExcluir
  3. essa receita e ótima e muito prática, adorei...

    ResponderExcluir
  4. Vou falar pra minha tia fazer hoje deve ser muito bom essa receita.

    ResponderExcluir
  5. Que benção! Hoje é segunda feira, de um feriado prolongado (foi feriado quinta, vai ser feriado quarta) e eu queria justamente fazer pão! Tô na casa da minha sogra, que só come fora, e com certeza não vai ter fermento biológico! Vou testar a receita, me desejem boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen,

      A essa hora, você já deve ter testado o pão... Espero que tenha gostado!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Vida de Pai,
      Sinceramente, não sei... Nunca fiz com água... Mas muitas receitas de pão utilizam água e não leite. Então, não custa tentar. Se você fizer a experiência e der certo, conta pra gente!

      Excluir
  7. Vou tentar hj mesmo!! Parece uma delícia!!! Obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  8. Você me salvou nessa segunda. Thanks haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kananda,

      Que bom, fico feliz em saber! Esse pão é mesmo um curinga, também já me salvou!rsrs
      Bjs. e obrigada por visitar meu blog. Será sempre bem-vinda!
      Cláudia.

      Excluir