BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















sexta-feira, 13 de julho de 2012

BOLO DE FUBÁ COM IOGURTE

Adoro receitas de bolo que levam iogurte na massa, pois o iogurte deixa o bolo leve e fofinho! Esse é o caso deste bolo de fubá que, além disso, ainda é de liquidificador, rapidinho de fazer!


A receita original, tal como postei aqui, leva queijo ralado; mas eu acho delicioso o bolo de fubá com erva-doce. Então, resolvi substituir o queijo pela erva-doce - os dois juntos, a meu ver, não combinam. Sendo a massa batida no liquidificador, a erva-doce deve ser acrescentada por último, com o liquidificador já desligado, e misturada delicadamente. Acontece que eu me esqueci da dita cuja e só fui me lembrar dela na hora em que estava despejando a massa na forma. Acrescentei mesmo assim, mas não deu para misturar direito, e o resultado foi que, depois de o bolo assado, todas as sementinhas de erva-doce, sem exceção, viajaram para a superfície, recusando-se a incorporar-se à massa...rsrs. Mas ficou ótimo, apesar disso!

Vamos â receita:

Ingredientes:
1 pote de iogurte natural (200g) - usei o desnatado
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa,  tendo o cuidado de colocar antes os ingredientes líquidos e depois os secos, para não travar as pás do aparelho!
Coloque em uma forma de buraco no meio de 26cm de diâmetro, untada e enfarinhada.
Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos  ou até que, enfiando um palito, este saia limpo.
Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e desenforme.
Sirva em seguida.
Como sempre, com um bom cafezinho preto!


DICAS DO FRUGAL:
1. Você pode acrescentar à massa 1 xícara de coco ralado e terá uma variação saborosa.

2 comentários:

  1. Você usa a xícara de 200 ou 240ml? Quero muito fazer essa receita, parece deliciosa!
    Abraços
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Eliana, tudo bem?
    A medida é a medida-padrão, ou seja, 240ml. Na prática, eu uso uma xícara de chá comum, da marca Schmidt, e controlo a quantidade pela intuição e pelo "olhômetro". Sempre deu certo...rsrs. Mas se você prefere não arriscar, são 240ml! Depois me conte! Bjs.!

    ResponderExcluir