BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou... digamos... aprendiz de vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Eu continuo ingerindo ovos e laticínios prazerosamente e sem culpa.
Às vezes, ainda tropeço e caio de boca numa torta de atum, numa tainha assada recheada com farofa ou num strogonoff de frango... Mas é raro...
Assim, quem pretende encontrar neste blog uma boa receita de rosbife, leitão à pururuca, carré de cordeiro, vaca atolada, escondidinho de carne-seca etc., perdoe-me, mas será uma busca infrutífera! Fora isso, sejam todos bem-vindos!







quinta-feira, 2 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS



As festas juninas,assim chamadas no Brasil porque acontecem no mês de junho, são também chamadas de joaninas, por celebrarem São João. Essas festas estão relacionadas às antigas festas pagãs que celebravam, na Europa, o solstício do verão (não em junho, mas em 25 de dezembro). Com o advento do Cristianismo, essas celebrações, como tantas outras,foram subtraídas de seu contexto original e adaptadas às crenças católicas.Assim, em Portugal, festejam-se Santo Antônio no dia 13 de junho, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. E de Portugal herdamos a tradição.
Embora as grandes mudanças no contexto sociocultural contemporâneo tenham influenciado enormemente a maneira de celebrar as festas juninas, introduzindo elementos da moderna mídia, que nada têm a ver com as tradições, a comida ainda permanece, senão igual, pelo menos bem característica.
Assim, ainda é possível saborear uma boa canjica, um arroz-doce ou uma batata-doce assada, com o gostinho de antigamente...
Aguardem receitinhas de festa junina nas próximas postagens...

Um comentário:

  1. É sempre bom aprender mais, sabes, penso que aquela festa gostosa que era antigamente se predeu, hoje em dia festa junina é sinônimo de festa beneficente para os bolsos dos outros, que cobram as mesmas coisas com preços absurdos, eu poderia aqui dizer o nome de uma destas festas que arrecadam muuuuuuuuuuuuuuuito, mas é anti-ético, rsrsr, então acho que ás entendestes ?
    Mas te digo adoro estas festas, com tudo de direito, doces de abobora, doce de batata doce roxa, pé de moleque, pinhão ( sempre nesta época minha mulher compra pinhão, uma vez ela fez farofa com pinhão , eu pedi, é uma delícia, , nossa é tanta coisa gostosa.
    bjs netunianos

    ResponderExcluir