BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















quinta-feira, 9 de junho de 2011

A COVARDIA DO DIA: BOLO CREMOSO DE FUBÁ



Esse bolo, que a maioria conhece, é mesmo uma covardia, de tão gostoso! E é rapidinho, facílimo de fazer!Pra acompanhar, tem que ser um cafezinho preto. Bolo de fubá, cremoso ou não, e pão-de queijo e seus primos feitos de polvilho exigem um bom café preto, bem quentinho! Acompanhar essas iguarias com refri é um crime hediondo, que só perde mesmo para aquele de besuntar a empada com catchup...(kkk).
Bem, vamos à receita:

Ingredientes:
1 1/2 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
100g de queijo ralado
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
4 xícaras de leite
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até ficar homogêneo.
A massa fica bem líquida, pois é essa consistência que permitirá formar-se o creme.
Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada.
Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 35 minutos, ou até dourar. O teste do palito não funciona neste caso, porque o palito sairá cheio de creme.

DICAS DO FRUGAL:
1. O segredo para um bom resultado é o tamanho da forma, que não deve ser muito grande nem baixa, senão a massa se espalha e não se forma o creme; o ideal é usar uma forma média -nº2 - e alta.
2. Normalmente, esse bolo é feito em forma retangular e, depois de assado, cortado em quadradinhos. Mas pode ser feito em forma redonda com buraco no meio, que é alta, e o resultado também é legal. Foi assim que eu fiz esse da foto.
3. Você pode substituir o queijo ralado por coco ralado, que também fica ótimo. E há quem use os dois juntos. Vai depender do paladar de cada um.

Um comentário:

  1. Olá, Claudia!!
    Este teu blog é uma tentação, para quem precisa fazer baixar o colesterol.
    Realmente é uma covardia.rsrs
    Tem tudo o que eu gosto aqui!!!!
    Uma boa semana prá vc!!
    Bjs!!
    Márcia

    ResponderExcluir