BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















sexta-feira, 13 de maio de 2011

BERINJELA À PARMEGIANA (LIGHT)




Essa é a minha receitinha light de berinjela à parmegiana, que também constou do almoço inaugural do blog:

1 berinjela média
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) bem cheias de extrato de tomate
1 dente de alho picadinho
1 1/2 xícara de água
1 pacote de 50g de queijo ralado
orégano a gosto
sal a gosto
molho de pimenta (opcional)

Corte a berinjela bem fininho, no sentido do comprimento, e deixe por alguns minutos de molho em água e uma pitada de sal.
Escorra a água e vá pondo as fatias numa frigideira antiaderente, sem óleo, em fogo alto, até amaciarem. Vá virando as fatias a fim de que fiquem levemente cozidas de ambos os lados.Reserve.
Em uma panela pequena,doure o alho em 1 colher de azeite; em seguida, acrescente o extrato de tomate,a xícara e meia de água, um pouquinho de orégano (vc. vai utilizar mais orégano depois!)e o molho de pimenta. Normalmente, o extrato de tomate (eu uso o Elefante) já vem com sal. Deixe ferver esse molho durante alguns minutos até apurar. Se necessário, acrescente mais água.Reserve.
No fundo de uma travessa refratária, espalhe 1 colher de azeite com as costas de uma colher de pau. Disponha aí uma camada de berinjela. Regue com o molho de tomate,em seguida azeite, polvilhe com orégano e em seguida queijo ralado.
Repita o processo terminando com uma camada de molho. Nessa última camada, capriche no queijo!
Leve ao forno médio durante uns vinte minutos e depois aumente a temperatura apenas para gratinar o queijo.

DICAS DO PANTAGRUEL:
1.Essa é a receitinha básica. Você pode incrementar o prato utilizando no molho um mix de temperos, à venda em mercearias (a granel) e em supermercados (em saquinhos).Aumenta o sabor, sem aumentar as calorias.

Um comentário:

  1. Olha vou te confessar uma coisa, não gosto de beringela, mas minha esposa fez dessa forma, e é delicioso mesmo, aquele gosto amargoso sai e o sabor do queijo derretido fica perfeito, é bom mesmo,
    bjs netunianos

    ResponderExcluir