BEM-VINDOS AO BLOG!

Atualmente, sou vegetariana. Pensar que, para satisfazer minha gula, tenho de ser conivente com o sacrifício de animais, fez-me, aos poucos, desistir de comê-los. Entretanto, não pratico o vegetarianismo "vegan", que descarta todo e qualquer alimento de procedência animal. Ainda consumo ovos, laticínios e mel. Sei que a indústria desses produtos também é cruel, mas ainda não consegui me abster deles.
Cada coisa e cada pessoa tem seu próprio tempo.
Vegetarianismo e/ou veganismo é filosofia de vida, é consciência da Vida. Não é fanatismo religioso. Disso o mundo já está cheio e não precisa de mais...
Respeito posicionamentos diferentes, por isso respeite o meu.
Fora isso, sejam todos bem-vindos!















domingo, 22 de maio de 2011

QUEIJO CASEIRO



Na cozinha de casa,sem nenhum segredo, é possível fabricar uns queijinhos, cujo resultado se aproxima dos industrializados, com a vantagem da economia. Não ficam exatamente iguais, mas são bem saborosos!
Selecionei algumas receitas de tipos diferentes, que vão do queijo fresco ao requeijão.
Então, vamos a elas:

QUEIJO BRANCO

A partir de uma massa básica, você faz um queijo branco que pode ser degustado assim, ao natural, ou se transformar em queijinhos temperados e em pastas de queijo, dependendo dos ingredientes acrescentados.

MASSA BÁSICA:
3 litros de leite
1/2 xícara de vinagre
Coloque o leite e o vinagre numa panela e leve ao fogo até aparecer o soro e o leite coalhar.
Retire a massa coalhada da panela com uma escumadeira e coloque-a num saco de algodão (pode ser um pano de prato).Quanto mais rústica for a textura do pano, mais rápido o escoamento do soro.
Aperte o saco, amarre e pendure para escorrer. Quando o líquido parar de pingar, a massa está pronta.

QUEIJO BRANCO FRESCO
Reserve a massa básica por quatro horas. Depois, coloque-a numa forma própria para queijos, com a base furadinha, forrada com gaze. Aperte bem e tampe a forma: pressione com um peso de 5kg. Deixe escorrer em lugar fresco de um dia para o outro e retire da forma. Sirva no café da manhã ou no lanche.

QUEIJINHOS TEMPERADOS
Prepare a receita básica de massa para queijos. Coloque porções em forminhas, apertando bem, e retire.Tempere, envolvendo externamente os queijinhos, com páprica doce; ou salsa e cebolinha verde picadas; ou pimenta-do-reino em grãos etc. Sirva como aperitivo, com torradas.

PASTAS DE QUEIJO
Misture 1 xícara de creme de leite fresco à receita básica de massa para queijos. Acrescente alcaravia; ou salsa e cebolina verde picadas; ou dentes de alho amassados; ou azeitonas picadas; ou pimenta-do-reino em grãos; ou pimenta calabresa desidratada. Coloque em cumbuquinhas. Sirva no lanche ou como aperitivo.


Agora: RICOTA FRESCA
O preparo da ricota é semelhante, mas não exige vinagre nem vai ao fogo.
Coloque 2 litros de leite numa vasilha plástica ou de vidro, cubra com um pano e deixe em temperatura ambiente de um dia para o outro; o objetivo é coalhar.
Coloque a massa de ricota num saco de tecido bem fino, como morim, amarre com um barbante e deixe escorrer por 12 horas.
Esprema o saquinho com a ricota para que fique bem seca.Retire o barbante.
Sirva com o tempero de sua preferência ou utilize no preparo de pratos doces e salgados

Nenhum comentário:

Postar um comentário